quarta-feira, 25 de junho de 2014

AS CINCO SOLAS Parte 1 - autor: servus Dei

AS CINCO SOLAS
Parte 1
servus Dei
11/06/2014
Pela Fé nos acreditamos que a Bíblia Sagrada foi escrita por pessoas sob Inspiração Divina, isso é, “sob a supervisão especial do Espírito Santo, de tal sorte que as palavras ali registradas expressam de alguma maneira, a revelação de Deus”.
Aceitar que na Bíblia estão consignadas as Sagradas Escrituras é um Ato de Fé.
Pela Fé nos acreditamos que a Bíblia Sagrada dos cristãos e o Tanakh dos judeus nos contam a Historia da relação do Deus Criador com a Humanidade.
Pela Fé nos acreditamos que a Bíblia Sagrada nos conta o Ministério de Jesus, sua Obra, sua Ressureição, sua Ascenção aos Céus, e o envio por Deus do Espirito Santo, o Auxiliador da Igreja, e de cada Homem de per si.
Pela Fé nos acreditamos que a Bíblia Sagrada é um “Código de Conduta”, tanto para os Judeus no Velho Testamento, quanto para os cristãos no Velho e no Novo Testamento. 
Temos que estudar a Bíblia Sagrada – escolas dominicais, cultos, reuniões, etc. – para podermos viver em comunhão plena com Deus.
Entretanto temos que estudar mais para podermos entender o que nela está escrito, e isso passa por estudar os Textos Inspirados (textus inspiratos) que estão a nossa disposição como as “Cinco Solas” que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante.
Vamos a elas e a seu revelador:
Martim Lutero.
Inegavelmente o Senhor nosso Deus usou Martin Lutero para através dele concertar o rumo da Igreja.
Contudo em determinado momento Lutero se perdeu.
Glutão, beberrão, envolvido em politica, Lutero começou a falar bobagens como:
“Em primeiro lugar, suas sinagogas deveriam ser queimadas... Em segundo lugar, suas casas também deveriam ser demolidas e arrasadas... Em terceiro, seus livros de oração e Talmudes deveriam ser confiscados... Em quarto, os rabinos deveriam ser proibidos de ensinar, sob pena de morte... Em quinto lugar, os passaportes e privilégios de viagem deveriam ser absolutamente vetados aos judeus... Em sexto, eles deveriam ser proibidos de praticar a agiotagem [cobrança de juros extorsivos sobre empréstimos]... Em sétimo lugar, os judeus e judias jovens e fortes deveriam pôr a mão na debulhadeira, no machado, na enxada, na pá, na roca e no fuso para ganhar o seu pão no suor do seu rosto... Deveríamos banir os vis preguiçosos de nossa sociedade ... Portanto, fora com eles...”.*
http://www.beth-shalom.com.br/
“Com essas palavras, e a atitude assustadora por trás delas, o alemão Lutero lançou os fundamentos do anti-semitismo do Terceiro Reich. Muitos de seus compatriotas puderam afirmar, séculos depois, que estavam seguindo a orientação de Lutero ao incendiarem sinagogas judaicas durante a Kristallnacht ["Noite dos Cristais"], episódio que se tornou o ponto de partida para acontecimentos muito piores [durante o tempo do nazismo]”.*
http://www.beth-shalom.com.br/
Com razão, o Dr. Michael Brown, um judeu messiânico, pergunta:
“Seria possível que [...] um homem cujos escritos deflagraram a Reforma Protestante, [...] cujos comentários sobre Romanos e Gálatas contribuíram para as conversões de John e Charles Wesley [...] seria possível que suas palavras tivessem ajudado a atiçar as chamas dos fornos de extermínio nazistas ?”.
http://www.beth-shalom.com.br/
Podia tanto que “Julius Streicher argumentou durante sua defesa no julgamento de Nuremberg que nunca havia dito nada sobre os judeus que Martim Lutero não tivesse dito 400 anos antes” e “o próprio Hitler considerou Lutero uma das três maiores figuras da Alemanha, juntamente com Frederico, "o Grande", e Richard Wagner”.
Não sei se o Dr. Michael Brown conseguiu uma resposta a sua pergunta, mas eu consegui.
O Espirito Santo se retirou de Martin Lutero, ficando ele sem o Grande Auxiliador, sem os Rumos Inspirados que Ele nos traz, portanto, o reformador ficou órfão e se perdeu.
Vamos a passos nas Bases Bíblicas:
Carta de Paulo aos Efésios, capitulo 4:
De 11 ate 14: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviçopara a edificação do corpo de Cristo,  até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,  para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
De 17 ate 19: Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,  obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,  os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
De 25 ate 30: Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
 Em 1 Tessalonicenses, capitulo 5, 18 e 19, fica mais claro ainda:
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não apagueis o Espírito.
Ora, ora, fica claríssimo que Martim Lutero entristeceu o Espirito Santo e se O entristeceu deixou de ter o Auxilio que o Senhor Jesus nos prometeu.
É claro, repito, claríssimo.
Lutero, glutão e beberão, recebia seus convidados na mesa  para conversas regadas a cerveja e muita comida e essas reuniões gerou um livro denominado em alemão Tischreden, ou Martin Luther 's Table Talk, ou Conversas a Mesa, publicado em Eisleben em 1566, onde o Johannes Mathesius, um dos começais, graves declarações, observações brincalhões ou mesmo prejudiciais, o que me dá a certeza de que o reformador se tornou insensível e se entregou  à dissolução , com avidez,  e cometeu toda sorte de impureza.   (Efésios 4: 19)
CONTUDO não podemos esquecer que no inicio da Reforma Lutero tinha a Orientação do Espirito Santo e a prova esta nas Cinco Solas:
1- Sola fide (somente a fé);
2 - Sola scriptura (somente a Escritura);
3- Solus Christus (somente Cristo);
4 - Sola gratia (somente a graça);
5- Soli Deo gloria (glória somente a Deus).
Como já deu para perceber ‘sola’ significa "somente".


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário