quarta-feira, 25 de junho de 2014

AS CINCO SOLAS - Parte 3 - SOLA FIDE - autor: servus Dei

SOLA FIDE
Pela Somente

Baseado na seguinte tradução feita por Lutero, em 1521, de Romanos 3.28: “...o homem é justificado [...] pela somente”. Lutero usou essa expressão para indicar que a justificação do pecador é obra de Deus, pelo que a “justiça alheia” de Cristo é imputada ao crente e recebida somente pela , à parte da realização de boas obras.”.
Teologia dos Reformadores.

Autor: servus Dei

Minha cara leitora, meu caro leitor:
Escrever sobre a sem repetir chavões é uma “coisamuito difícil, por isso vou pedir que meditem sobre a sua FÈ, após ler essa minha pequena narrativa, que para muitos cientistas e alguns médicos trás fundamento para que eles me encarem como um pouco tantã  e assim me recomendem um bom psiquiatra, mas vamos :
1) Na semana passada, minha esposa e eu, fomos a cidade mineira de Itajubá. Chovia e na volta apareceu no céu, não um, mas dois arco-íris. Eu chamei atenção dela, que conduzia o veiculo, falando:
“- Olha o arco-íris que o Senhor colocou no Céu como prova do Pacto que fez com Noé, que maravilha”.
Imediatamente começamos a Louvar a Deus.
Os cientistas, com razão, podem afirmar que “O arco-íris surge quando o Sol aparece no fim de uma chuva e é devido à refração da luz nas gotículas de água no ar”, como está no site br.geocities.com/saladefisica3, que ele, pela nossa , continuará sendo o arco-do-pacto que o Criador fez com a Humanidade atraves de Noé.
2) Certa feita, estávamos minha mãe, minha esposa e eu, passeando de carro na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, quando vimos que no Poente o Céu e o Mar Oceano estavam de uma totalidade verde esmeralda. A visão era fantástica, inacreditável, inimaginável.
Nunca, em lugar algum , tínhamos visto tal tonalidade, e eu imediatamente comecei a Louvar e agradecer a Deus pelos nossos olhos, pelas nossas vistas, pois assim podíamos ver um espetáculo tão magnífico de sua Criação, que fundia o Céu com o Mar Oceano , tendo ao lado uma réstia de terra.
Elas, também, começaram a Louvar a Deus e quando mais nos dirigíamos para o Recreio dos Bandeirantes, o final da Praia, mais aquele fenômeno se movimentava de forma esplendorosa, e o impressionante é que a atmosfera dentro do veiculo, também começou a se modificar como se a presença do Espírito Santo ali estivesse.
Todos nos sentimos.
Essas palavras que usei não dão para dar idéia do que foi o sentido por nos três, nesse ato de em movimento.
3) Quem não sabe que Jesus ressuscitou a Lazaro?
Até um ateu desinformado.
Muito Bem.
Eu era neófito e estava estudando a Bíblia com afinco quando li as seguintes palavras que estão em João, capitulo 11, A ressurreição de Lázaro, versículo 35:
“Jesus chorou”.
O impacto foi tão grande que quem começou a chorar fui eu.
Meu ritmo cardíaco se descompensou.
Eu fiquei sem ação e por ai foi...
Ler sobre Jesus chorando durante seu Calvário é uma coisa, mas ler nessa passagem em que toda a sua humanidade se manifesta é demais.
Ali estava Meu Salvador, Deus e Homem Verdadeiro, chorando pela morte de um amigo.
Dobrei meu joelho e orei, orei muito, pedindo a Deus que consolidasse a minha .
Minha cara leitora, meu caro leitor:
Nessa minha pequena narrativa tentei demonstrar que creio em Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo.
Muita gente pode dizer e com razão que a “a é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”, conforme está no Livro aos Hebreus, capitulo 11, versículo 1, mas ninguém pode dizer que esses fatos que acima descrevi não são bênçãos de Deus para corroborar  a nossa .
Que o Senhor Nosso Deus seja Misericordioso para conosco, em Nome de Jesus,
Amém
servus Dei

Gosto de usar os artigos da Wikipédia em meus escritos, pois eles são facílimos para o leitor conferir o que ensino.
Abaixo o Sola fide.

Sola fide é o ensinamento de que a justificação (interpretada na teologia protestante como "sendo declarada apenas por Deus") é recebida somente pela Fé, sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras, embora na teologia protestante clássica, a Fé salvadora é sempre evidenciada, mas não determinada, pelas boas obras. Alguns protestantes veem esta doutrina como sendo o resumo da fórmula "Fé produz justificação e boas obras" e em contraste com a fórmula católica romana "fé e boas obras rendem justificação". O argumento católico é baseado na Epístola de Tiago (Tiago 2:14–17):
De que serve, meus irmãos, se alguém disser que tem fé se não tiver obras ?
Acaso pode essa fé salvá-lo?
 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e necessitarem do pão quotidiano, e algum de vós lhes disser: "Ide em paz, aquentai-vos e saciai-vos," e não lhes derdes o que é necessário para o corpo, que lhes aproveita?
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.
A visão protestante da justificação é que ela é a obra de Deus através dos meios da graça.
A Fé é a justiça de Deus, que é realizada em nós através da palavra trabalham para matar o ego pecaminoso e para realizar a nova criação dentro de nós. Esta nova criação dentro de nós é a Fé de Cristo. Se não temos essa Fé, então somos ímpios. Indulgências, ou orações não acrescentam nada e nada são.
Precisamos da Fé que vem de Deus através da Velha ( Velho Testamento) e da Nova Aliança ( Novo Testamento).
 No documento fundador da Reforma, as 95 teses, Lutero diz que:
“              1 – Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: "Arrependei-vos..." (Mateus 4:17) certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
95 – E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas. (Atos 14:22).

A doutrina Sola fide é às vezes chamada de princípio formal e material da teologia da Reforma, porque era a questão doutrinal central para Martinho Lutero e os outros reformadores. Lutero chamou de "doutrina pela qual a igreja permanece ou cai" (latim: articulus stantis et cadentis ecclesiae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário