terça-feira, 29 de julho de 2014

Ação Internacional de Oração Intercessória: PALAVRA DE FÉ – ÁGAPE - 30 DE JULHO- AUTOR: georgius servus Dei.

Bispo Roberto McAlister


Ação Internacional de Oração Intercessória: PALAVRA DE FÉ – ÁGAPE -  30 DE JULHO- AUTOR:  georgius servus Dei.

ÁGAPE: (em grego "αγάπη", transliterado para o latim "agape"), é uma das diversas palavras gregas para o amor.

Pois é...

Quando eu ainda era neófito, nossa orientadora teológica, dona Lia Agapito da Veiga, da Igreja Presbiteriana de Copacabana, nossa GRANDE AMIGA, de Thereza e minha, certo dia me perguntou:
“Você quer ver um verdadeiro pregador que é um gigante no púlpito?”
“Claro”, respondi eu.
“Então vá ao culto do Bispo Roberto McAlister, na Igreja de Nova Vida de Botafogo”.
Presbiteriano respondi:
“Mais é pentecostal”.
“Vá e depois comente”.
Telefonei e descobri o horário de culto com o Bispo Roberto.
Lá fui eu...
Quando cheguei ao Santuário de Nova Vida de Botafogo tinha gente saindo porta afora, gente sentada nos corredores, na base da plataforma, era um mar humano.
Consegui um lugarzinho na parte entre as cadeiras e o vidro que separava o Santuário da sala de entrada do Templo.
Fiquei firme, rente que nem pão quente.
Uma portinha se abriu no lado esquerdo e dois homens apareceram.
Um já de certa idade e um rapaz moço de todo e ambos de colarinho clerical.
O moço foi para o órgão e começou a louvar a Deus com uma voz maravilhosa de se escutar. Fiquei encantado.
Perguntei ao senhor do lado quem era e ele me respondeu que era o pastor Walter MacAlister, filho do Bispo.  
E o outro, perguntei eu.
“É o Bispo Roberto”.
 O Bispo era um homem viril, de físico de esportista, elegantemente vestido,  em seus 1 metro 85 para 1 metro e 90, era um figura pra lá de imponente, podia se dizer que era um homem bonito, vistoso.
Fiquei firme e na maior das atenções.
Fiquei realmente espantado quando ele abriu a boca.
Sua voz forte era agradável, falando um português magnifico, parecia um excelente locutor de radio das antigas.
Seus gestos eram vigorosos, mas ao mesmo tempo leves e graciosos.
Pensei comigo mesmo que aquele americano deveria fazer um sucesso louco entre as mulheres e sorri.
Gostei do que vi.
Ele começou a pregação e ela era sobre Ágape.
Eu, como já disse, era neófito, e pensei:
“Esse gringo tá querendo enrolar com essa historia de Ágape ”.
Porem me abstendo do Ágape , o resto de pregação foi muito boa, boa mesmo, realmente ele era um gigante no púlpito.
Fui para casa matutando, bem ao meu jeito.
Dona Lia ligou, mas sabendo que eu detesto, como até hoje detesto, falar ao telefone, perguntou a Thereza o que eu havia achado.
Thereza murmurou alguma coisa e pronto.
No encontro seguinte de orientação, ela logo perguntou a minha opinião sobre o Bispo Roberto.
E eu falei.
Ela deu uma gostosa risada e me explicou o que era Ágape.
Relembro:
Ágape é usada pelos escritores da Bíblia.
Muitos pensaram que essa palavra representava o Amor Divino, incondicional, mas, depois de algum tempo os sábios viram que, também, o Ágape pode ser praticado por humanos inspirados por Deus em Sua Gloria.
Secularmente a palavra poderia contextualizar uma tarefa em conjunto e de forma assexuada de um grupo de amigos com grandes com afinidades.
Ágape é totalmente diferente do amor romântico, o eros (é o amor apaixonado, com desejo e atração sensual), ou seja, uma afeição de natureza sexual e romântica.
“O Novo Testamento fornece numerosas definições e de exemplos de Ágape baseados nos textos antigos, denotando o amor entre irmãos, o amor de um esposo com as crianças, e o amor de Deus para todos os povos”.
Jesus usou a palavra Ágape, na passagem “O grande Mandamento”, como esta descrita no Evangelho de Mateus, capítulo 22, versículos 37,38 e 39:
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
O “amarás” como Ágape esta na Septuaginta com transliteração do termo em hebraico.
Os versículos usados nesta reflexão são da tradução da Almeida Revista e Atualizada, do site http://www.sbb.org.br/
 Na 1 Coríntios – carta de Paulo aos coríntios – no capitulo 13, passagem “ O amor é o dom supremo”, versículo 13, esta escrito:
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
Esse Amor é Ágape.
Porque Ágape/amor é importante?
Ainda em 1 Coríntios, capitulo 13:
Com amor:
3.4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
13.5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
13.6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
13.7   tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
13.8 O amor jamais acaba;...
Sem amor:
13.1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
13.2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
13.3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres [Boas Obras] e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. (destaque meu )
Portanto o Ágape/Amor é maior que:
13.8... mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
13.9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.  

Depois desta lição de dona Lia Veiga, me tornei um grande amigo do Bispo Roberto McAlister, até a hora de sua morte nos EUA, durante uma operação de coração, em 13 de novembro de 1993.
Na véspera de ser internado ligou para Thereza dos EUA convidando-a para fazer a revisão estilística e final de texto no e ao Devocional que estava escrevendo, pois ela já tinha desempenhado essas funções em outro livro seu, “Fogo e Vento – Quem realmente é o Espirito Santo”. Carisma Editora – 1992 - Rio de Janeiro.
Não deu tempo.

georgius servus Dei.

O Bispo Roberto - Walter Robert McAlister (Ontário, 13 de agosto de 1931 – 13 de novembro de 1993) foi um ministro protestante canadense fundador da Igreja de Nova Vida no Brasil. De uma família de pastores. Seu  pai, Walter E. McAlister,  era pastor da Igreja da Pedra (pela característica arquitetônica) em Toronto, e superintendente geral das Assembleias Pentecostais do Canadá. Era um homem extremamente humilde. Sua maior característica era nunca falar mal de ninguém. Sua mãe, Ruth, sempre foi dona de casa.
Bispo Roberto McAlister tinha um histórico cardíaco e já havia feito três operações de ponte de safena. Na última, o coração aderiu ao peito. Quando foram fazer o transplante, uma hemorragia começou e ele não resistiu.
O Bispo Roberto foi um dos três interlocutores das Igrejas Pentecostais no Concilio do Vaticano II.
Era ouvido sobre os temas religiosos mais variados pelo Vaticano, pela Igreja Pentecostal dos EUA, de Roma, Italia, e outras localidades.
Fazem parte do seu Legado 50 Igrejas espalhadas pelo Brasil.
Nas mãos de seu filho, hoje Bispo Walter McAlister, o numero já chega a 140 Igrejas.
Quem visitar o site http://www.icnv.com.br/icnv/pt/Historia.aspx verá o Bispo Roberto com o Papa Paulo VI e com o Papa João Paulo II e outras fases de sua vida.
Verá, também, uma foto de dona Gloria McAlister com o então pastor Walter. Ela era uma mulher notável e de sem duvida nenhuma de Deus, já é falecida.


Eu gostaria de afirmar que conheço outro Gigante no Púlpito.
Ele é a antítese do Bispo Roberto, não mesmo bonito em seu estilo luso, pois é português de origem, baixo, gordinho, careca, simpático ate não poder mais, um notável e sábio pastor de ovelhas, que é o pastor Vitor Manuel Valente, da Primeira Igreja Batista de Copacabana.
Tenho honra e orgulho em ser seu amigo.

Dados biográficos:  Vitor Manuel Valente é há 30 anos com Ester Valente, têm três filhos: Leonardo Bruno, professora Ana Rachel e Doutora em medicina Carlinha, e os netos João Gabriel e Léo.
Formado pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, foi pastor da IB Mogi Guaçu - SP e PIB Piedade - RJ. É pastor da PIB Copa desde novembro de 1992.
Professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil de matérias da área pastor.
Pastor Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário