quinta-feira, 31 de julho de 2014

ESTUDO BIBLICO - OS SAMARITANOS - PRIMEIRA PARTE -autor georgius servus Dei

Fonte: Uriel Sinai / Getty Images Europe)
Um sacerdote Samaritano, envolto em um xale de oração, mostra a Torá durante o dia santo de Shavuot, a Festa das Colheitas ou Festa das Primícias, o Pentecostes,  celebrado no quinquagésimo dia do Sefirat Haômer.
O local é o  Monte Gerizim , o Monte das Bênçãos do Tempo de Josué, em 12 de Junho de 2011, em Nablus, na Cisjordânia.
O Shavuot celebra, também, a revelação da Torá ao israelitas, por volta de 1300 a.C.
Nessa época ocorreu a libertação do povo judeu.
 - OS SAMARITANOS - 
- ESTUDO BÍBLICO - 
- PRIMEIRA PARTE-
Os Samaritanos eram desprezados pelos Judeus e será que nos dias de hoje, também, não o são?
Vamos descobrir o motivo que perdura por milênios na Historia da Humanidade.

Os Samaritanos, em hebraico samaritano : שוֹ מְרִים , os Samerim , ou seja,  os guardiões ou Vigilantes da Lei, a  Torá, em hebraico : שומרונים Shomronim,
em árabe السامريون (as-Sāmariyyūn) ), que formam um grupo étnico-religioso.
Localização dos samaritanos nos dias de hoje no Estado de Israel.
Principalmente na cidade litorânea de Holon, em hebraico חוֹלוֹן, holon  significa ‘pouca areia’, fundada em 1936, pertencente como distrito a Tel Aviv, com uma população de 182.575 habitantes.
O nome Holon também aparece na Bíblia:,  Livro de Josué , capitulo  21- as cidades dos levitas - versículo 15:
21.13 Assim, aos filhos de Arão, o sacerdote, deram Hebrom, cidade de refúgio do homicida, com seus arredores, Libna com seus arredores,
21.14 Jatir com seus arredores, Estemoa com seus arredores,
21.15 Holon com seus arredores, Debir com seus arredores,...
Em Binyamina-Giv'at Ada ( hebraico : בִּנְיָמִינָה ) é uma cidade no distrito de Haifa, Israel,  fundada em 1922, portanto a 92 anos, e cujo nome é uma homenagem ao Barão Edmond Benjamin James de Rothschild, do ramo francês desta ilustre e antiga família de banqueiros, um dos principais financiadores do Movimento Sionista, movimento este que levou  a fundação do Estado de Israel.
Em Matan ( hebraico : מתן ., iluminado Presente ) uma comunidade ao centro do Estado de Israel,  fundada em 1995, e teve o seu nome a partir da Bíblia , do Livro de Provérbios, capitulo18, versículo 16:
O presente que o homem faz alarga-lhe o caminho e leva-o perante os grandes.
Em Asdode, Ashdod ou Asdod (em hebraico: אשדוד) é a quinta maior cidade de Israel, biblicamente uma cidade dos filisteus, as margens do mar Mediterrâneo, o que faz do Porto de Ashdod maior porto de Israel, respondendo por 60% dos bens importados do país.
Ashdod é uma das mais antigas cidades do mundo e é mencionada 13 vezes na Bíblia.
Foi cobiçada por filisteus, israelitas, bizantinos , cruzados e árabes.
A moderna Ashdod é uma cidade planejada em 1956, sua localização e a perto do local da antiga cidade, e com o decorrer do tempo  60 quilômetros lhes foram agregados.
 O que é a Cisjordânia.
A Cisjordânia ou HaGadah HaMa'aravit , em  árabe : الضفة الغربية AD-, em hebraico : הגדה המערבית , mas , também, em hebraico : יהודה ושומרון Yehuda ve-Shomron, que quer dizer a  Judéia e Samaria,  é um território que forma a maior parte da a Autoridade Palestina, um eufemismo para o Estado da Palestina.  
Em 1947, as terras da hoje Cisjordânia, que quer dizer literalmente "deste lado do rio Jordão", faziam parte da resolução Assembleia Geral das Nações Unidas( ONU),  numero 181, para a partilha da então Palestina, recomendada pelos Britânicos que governavam a área, em um Estado árabe e um Estado judeu, ficando Jerusalém, por sua importância religiosa para as três Religiões Monoteísta (judaísmo, cristianismo, e islamismo) , sob administração internacional, da ONU.
Os árabes não aceitaram e foram para a guerra em 1948. 
E dela para cá os judeus e os árabes palestinos vivem as turras, porem devo afirmar que esta luta entre os povos semitas está revelada por Deus na Bíblia, no episodio da Hagar e Ismael, Genesis, capitulo
Durante a Guerra dos Seis Dias ,em 1967, Israel ocupou toda  Jerusalém, afirmando sua soberania sobre a cidade, o que para nós, os cristãos, foi uma benção já que podemos visita-la sem medo da represália árabe islamita.
Concomitantemente os exércitos de Israel, tendo seu Deus à frente, invadiram a Cisjordânia e criaram os’ assentamentos israelenses ’, isso é, colônias de judeus que podem ser em forma de fazendas comunitárias, vilarejos, ou verdadeiras cidades, nas de fronteira com a Faixa de Gaza, outro território árabe palestino que é uma verdadeira excrecência diplomática, são constantemente atacadas e bombardeadas pelo grupo terrorista Hamas.
Na parte sul de um vale está o Monte Gerizim, as mais altas Montanhas da Cisjordânia adjacente a Cidade de Nablus, a bíblica Siquém, do lado norte esta  o Monte Ebal.
A Torá explica que Moises ordenou aos primeiros israelitas que ao entrar em Canaã celebrasse o evento com uma cerimônia de bênçãos e maldições, respectivamente, sobre o monte Gerizim e Monte Ebal.
No Tanakh, conjunto principal de Livros Sagrados, equivalente ao Antigo Testamento, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia judaica, está descrita à construção um altar no Monte Ebal para sacrifícios pacíficos.
A ordem foi para que as Tribos de Simeão, de Levi, de Judá, de Issacar, de José (Manassés e Efraim) e de Benjamin, fossem para o Monte Gerizim e entoassem as bênçãos.
Que as Tribos de Rúben , de Gade , de Aser , de Zebulon , de Dan , e de Naftali , pronunciassem as maldições no Monte Ebal.
No Livro de Josué, após a Batalha de Aí (Ai ( hebraico : העי ; "montão de ruínas") descrita no capitulo 7 e 8, Josué construiu um altar de pedras brutas no Monte Ebal.
8.28 Então, Josué pôs fogo a Ai e a reduziu, para sempre, a um montão, a ruínas até ao dia de hoje.
8.30 Então, Josué edificou um altar ao SENHOR, Deus de Israel, no monte Ebal,
8.31 como Moisés, servo do SENHOR, ordenara aos filhos de Israel, segundo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, a saber, um altar de pedras toscas, sobre o qual se não manejara instrumento de ferro; sobre ele ofereceram holocaustos ao SENHOR e apresentaram ofertas pacíficas.
8.32 Escreveu, ali, em pedras, uma cópia da lei de Moisés, que já este havia escrito diante dos filhos de Israel.
8.33  Todo o Israel, com os seus anciãos, e os seus príncipes, e os seus juízes estavam de um e de outro lado da arca, perante os levitas sacerdotes que levavam a arca da Aliança do SENHOR, tanto estrangeiros como naturais; metade deles, em frente do Monte Gerizim, e a outra metade, em frente do monte Ebal; como Moisés, servo do SENHOR, outrora, ordenara que fosse abençoado o povo de Israel.
8.34 Depois, leu todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, segundo tudo o que está escrito no Livro da Lei.
8.35 Palavras nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse para toda a congregação de Israel, e para as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros que andavam no meio deles.
Já no Livro de Deuteronômio, do Pentateuco Samaritano, fragmento encontrado nas cavernas de Qumran, os Manuscritos do Mar Morto, está escrito que a ordem foi para que a construção fosse no Monte Gerizim.
Samaritanos na Cisjordânia.
Uma grande comunidade deles esta habitando na  Cidade de de Kiryat Luza , hebraico : קרית לוזה , árabe : قرية لوزة , perto do assentamento israelense de Har Bracha.
Até a década de oitenta, do século XX, os samaritanos que moravam em Nablus, entre o Monte Ebal e Monte Gerizim, uma cidade que é um centro comercial e cultural palestino, governada pela Autoridade Nacional Palestina, por causa da violência praticada durante a Primeira Intifada, guerra das pedras, iniciada em 9 de dezembro de 1987, não tiveram outra solução a não ser migrarem para  Kiryat Luza.
Deixaram para trás uma milenar Sinagoga que hoje está em ruinas.

Samaritanos no Monte Gerizim
durante o 
 Shavuot
Monte Gerizim
Imagem de http://www.zajel.org/gallery/assets/samaritans.gif
FIM DA PRIMEIRA PARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário