sábado, 5 de julho de 2014

DEVOCIONAL DE 5 DE JULHO - LIVRO DE MALAQUIAS - servus Dei

MALAQUIAS

DEVOCIONAL DE 5 DE JULHO - LIVRO DE MALAQUIAS

2.8 Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
3.8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas

REFLEXÃO:
Quando me sentei para orar, meditar e louvar a Deus, veio a meu coração as palavras “Malaquias 8”.
Ora, no Livro de Malaquias não existe o capitulo 8, é um livro de 4 capítulos, sendo que no ultimo não tem um versículo oitavo.
Então, abri minha Bíblia e fui procurar um dos versículos 8 e o primeiro que li foi o do capitulo 2.
Em seguida fui ao capitulo 3, mas não me foi tocado citar o do capitulo 1, pois creio que ele é muito especifico para a época do profeta.

“O Livro de Malaquias é um livro profético que faz descrições que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias [nosso Jesus de Nazaré e no nosso caso a  Parúsia , a volta gloriosa de Cristo, no fim dos tempos, para presidir o Juízo Final]”.
Os temas tratados na obra são as Alianças com Deus, que incluem a aliança com Levi e os sacerdotes ( não instruíam o povo como deveriam) , a aliança dos pais ( ressaltando que Deus é Pai e que povo estava  profanando a aliança que os seus antepassados  fizeram com Ele, como nos tempos atuais muitos de nós estamos abandonando a aliança feita no Sangue de Cristo Jesus), a aliança do matrimonio ( adultério, o divorcio fácil, a lascívia dentro do casamento,  etc e tal),  e o Anjo da Aliança ( o Juízo).
Este Livro, também, fala da ganancia, da corrupção, das falcatruas econômicas, da deslealdade comercial, do roubo aos menos favorecidos, enfim “dos relacionamentos econômicos e sociais”.
É um Livro de mensagens diretas, já que o Senhor usa muito o Eu, e de alerta não só para o povo daquela época, como para nós, os crentes, que vivemos tempos tenebrosos.
Quem tiver ouvidos.
OUSA.

servus Dei

Nenhum comentário:

Postar um comentário